Quais as vantagens de fazer a cidadania italiana?
- Beatriz Sodré
- 14 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2023
Quem mora pouco ou muito tempo na Itália começa a entender imediatamente a importância da sua cidadania. Hoje falaremos um pouco desse tema de forma bem objetiva, clareando todos os principais aspectos dessa grande conquista pessoal!
Mas quais são as reais vantagens de se tornar italiano ou italiana?

Ser cidadão italiano significa acima de tudo, mas não só, dar estabilidade e segurança à vida que se construiu ou se pretende construir em solo italiano.
Ser cidadão italiano é também ser cidadão europeu. E isso significa que…
... Ter cidadania italiana significa, hoje em dia, ser cidadão não só da Itália, mas também da Europa e isso graças ao alto grau de integração na União Europeia de que o país usufrui.
Em primeiro lugar, te dá o direito de poder circular livremente dentro das fronteiras do chamado espaço Schengen (França, Alemanha, Holanda e outros), circulando sem necessidade de visto de entrada ou passaporte, mas apenas com a apresentação do carta de identidade nacional. Por último, mas não menos importante, te dá o direito de exercer a chamada "união familiar", trazendo entes queridos para viver com você no mesmo território.
Além disso, a cidadania italiana te possibilita encontrar empregos permanentes e ser regularmente contratado não apenas na Itália, mas também em toda a União Europeia. E claro, poder estudar em toda a União Europeia também, sem necessidade de vistos de entrada ou autorização de residência para estudantes.
... Seus direitos são protegidos pela Constituição italiana
Antes de tudo, é preciso dizer que ser cidadão italiano significa ver protegidos aqueles direitos civis que a Constituição reserva apenas aos cidadãos: por exemplo, a livre circulação, a liberdade de reunião, mesmo em um lugar aberto e associação livre.
Você também será titular dos respectivos direitos políticos, contribuindo com o direito de voto e o direito de ser eleito, para o desenvolvimento político e cultural do país. O mesmo vale, então, para a União Europeia, já que o cidadão italiano tem direito de voto também para a constituição de seus órgãos fundamentais. O cidadão usufrui, ainda, dos tratamentos de segurança social que o Estado garante, como doença, pensão de velhice, subsídio de desemprego, rendimento básico e outros.
... Os seus direitos também estão protegidos pela União Europeia
Sem falar no direito de ser protegido, no exterior, pelas autoridades diplomáticas italianas e dos demais países membros da União Europeia.
Por todos esses motivos, vale a pena lutar para ser reconhecido ou reconhecido como cidadão italiano. Se você deseja ter mais informações sobre o processo de cidadania, fale com a gente!
Comentarios